09 de outubro de 2024
08 de julho de 2023
10 benefícios proporcionados pelo associativismo para os varejos
O associativismo no varejo farmacêutico é um grande sucesso e os resultados das redes associadas à Febrafar é a comprovação desse fato. As farmácias ligadas a essas redes, sendo que as farmácias das redes associadas crescem, na grande maioria das vezes, mais do que suas concorrentes.
Dados da IQVIA (que faz auditoria desse mercado) apontou que na faixa histórica de 2018 a 2022 o mercado farmacêutico cresceu 59,3%, enquanto as lojas das redes da Febrafar cresceram 104,3%. Mas, o que é associativismo, e por que possibilita tantos benefícios? Esse termo já praticado na verdade antes mesmo da sua criação, ainda que intuitivamente.
O associativismo é uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento econômico, desde que utilizem a mesma matéria-prima, comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo tipo de serviço.
Para tal, é necessário um grupo mínimo de empresas que, após estudos de viabilidade econômica, possa suportar os custos de implantação e de manutenção de uma central de negócios, marketing, tecnologia e serviços, apresentando-se, assim, como uma solução inovadora para resolver os problemas das pequenas e médias empresa.
De maneira geral, empresas sozinhas não conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações. Por isso, o associativismo surge para fortalecer os pequenos e médios negócios, tornando-os competitivos, a fim de elevar o padrão de qualidade de seus produtos e serviços, minimizando custos e possibilitando seu acesso a novos mercados consumidores.
O dito popular “a união faz a força” se encaixa perfeitamente na definição do que é associativismo — colaboração entre empresas com interesses em comum, a fim de obter vantagens econômicas e de gerenciamento, por meio de auxílio mútuo.
Juntos, os associados trabalham para reduzir os custos operacionais, obter melhores condições de prazo e preço, estratégias de vendas e estimular o desenvolvimento técnico e profissional dos colaboradores e empresários.
Veja abaixo alguns dos benefícios do associativismo:
- União– o Associativismo proporciona uma união capaz de fazer os empresários pensar coletivamente e permite a troca de experiências que os faz crescer conjuntamente.
- Aculturamento– os empresários com perfil associativista têm ganhos significativos no que se refere à cultura empreendedora.
- Ferramentas compartilhadas — elaborar ferramentas tecnológicas de gestão geralmente demanda um custo muito elevado, mas quando estruturado em conjunto, o desenvolvimento dessas tecnologias se torna mais simples.
- Compra Conjunta– a realização de compras conjuntas proporciona aos empresários maior poder de barganha e acesso a grandes fornecedores do mercado.
- Fixação da Marca — a utilização de uma marca forte na fachada e nas dependências do estabelecimento associa o negócio à Rede.
- Capacitação de Pessoal– a qualificação dos empresários e seus funcionários proporciona melhoras na gestão do negócio, na qualidade do trabalho e no atendimento aos clientes.
- Lucratividade — a aplicação de melhores margens de comercialização faz com que as empresas apresentem um aumento considerável em seu faturamento.
- Parcerias– as parcerias com os fornecedores são essenciais para a implementação de ações promocionais nos estabelecimentos. Mas fortalecê-las é fundamental para o desenvolvimento de uma rede associativista.
- Conceito de loja– as recomendações da rede quanto ao visual dos estabelecimentos têm proporcionado uma melhoria significativa no “conceito de loja” dos empresários, desde a fachada, o layout interno e externo, passando pela uniformização e aparência dos funcionários até a informatização e modernização de processos.
- Competitividade– ao comprar bem e barato, maximizar e diversificar o mix de produtos, entender as reais necessidades dos clientes, superar suas expectativas, capacitar-se gerencialmente, viabilizar treinamentos para a equipe de colaboradores e organizar melhor o estabelecimento como um todo, as lojas tornam-se mais competitivas e ganham visibilidade no mercado.
Edison Tamascia é empresário e atua no varejo farmacêutico há mais de 40 anos. Atualmente, preside a administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas e a Febrafar – Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias e é um dos principais divulgadores do associativismo do país