09 de outubro de 2024
28 de junho de 2022
20 anos: a Bahia e o Comércio Farmacêutico
“É impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer”. Essa célebre frase de Caetano Veloso faz sentido para todos nós em determinada circunstância da vida e comigo não foi diferente. Minha família sempre teve laços fortes com o comércio farmacêutico, mas eu seguia outro caminho. Cursei Engenharia e Administração, e tive uma longa trajetória profissional no Banco Econômico. Sempre admirei a trajetória do meu pai, Fridolino Rêgo, à frente da Farmácia Chile, inaugurada em 1925 pelo meu avô Arthur Rêgo.
Nos anos 90, passei a atuar na área administrativa da Farmácia Tradição e nunca poderia imaginar que essa decisão fosse mudar tanto a minha história. Fui o responsável por trazer para Salvador a lei que regulamenta o estacionamento em frente às farmácias. Nesse longo processo até a aprovação, iniciei a minha trajetória no Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Sincofarba), instituição que presidi de 2002 a 2010.
A presidência do Sincofarba trouxe para minha vida a oportunidade de representar o comércio farmacêutico da Bahia em diversas frentes nessas últimas décadas. Atuei de diretor a vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), fui conselheiro do SENAC Regional e Nacional, além de representar o nosso estado na Câmara Setorial do Comércio Farmacêutico (CBFarma/CNC), em Brasília, e na Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA), em São Paulo. Em 2022, com término do atual mandato da Fecomércio-BA, encerro parte desse ciclo que tanto me fez crescer.
Um marco nessa trajetória foi a oportunidade de realizar nos anos de 2003 e 2005 a Convenção e Feira Norte-Nordeste do Comércio Farmacêutico (Fecofarma). Reunimos no Centro de Convenções da Bahia a cúpula do setor e tivemos como marco desse processo a “Carta da Bahia”, um documento que se transformou em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que visava diminuir a tributação dos remédios para torná-los mais acessíveis à população.
Nesses últimos 20 anos, representar o comércio farmacêutico baiano também me trouxe a oportunidade de realizar um grande sonho: eternizar a história da Farmácia Chile em um livro. Isso foi possível através do apoio da Fecomércio-BA, que em 2017 lançou a publicação ‘‘Rua Chile: Honra e Glória do Comércio Baiano’’, trazendo relatos do meu querido pai, que nos deixou em março do ano passado.
Os desafios sempre moveram a minha vida. Em 2007, ajudei a fundar a Multmais, que hoje é uma das maiores redes associativistas de farmácias do Brasil. Tenho atuado como Diretor Administrativo e Financeiro desde 2010, e atualmente vivemos um importante momento de reestruturação, visando expandir a nossa atuação em diversas frentes. Essa missão tem exigido um empenho diário de toda nossa equipe para transformar esse sonho em realidade.
Agradeço a todos que marcaram esses 20 anos em que pude representar a Bahia nessas entidades que citei e trago com muito carinho no meu coração. Finalizo essa etapa com o sentimento de dever cumprido e a certeza de que novos caminhos rumo ao futuro nos esperam. Como sempre dizemos na Multmais: “Vamos juntos fazer muito mais!”
João Arthur Rêgo – Diretor Administrativo e Financeiro da Rede de Farmácias Multmais, empresa associada à Febrafar.