
29 de janeiro de 2025
20 de abril de 2023
As farmácias associativistas da Febrafar celebram mais uma marca ao superarem R$ 25 bilhões de faturamento nos últimos 12 meses até fevereiro de 2023. A evolução de 20,7% em relação ao mesmo período anterior segue superior à alta de 16,2% do varejo farmacêutico.
A participação de mercado também vem avançando rapidamente nos últimos quatro anos. De 10,9% de share em 2019, a entidade já detém representatividade de 13,7% neste ano, segundo a IQVIA. E o jantar comemorativo anual, realizado na noite desta segunda-feira (dia 17) no Espaço Unimed (São Paulo-SP), confirmou o crescente protagonismo do movimento associativista.
O evento mobilizou mais de 1,2 mil executivos do varejo, da indústria e do atacado, além de líderes e representantes das principais entidades setoriais – Abafarma, ABCFARMA, Abradilan, Abrafarma e Sincofarma. E logo na recepção, o presidente Edison Tamascia fazia questão de cumprimentar cada convidado pela sólida parceria ao longo dos últimos anos.
“Temos orgulho de construir uma trajetória que impacta, literalmente, 100% dos estados brasileiros e o Distrito Federal. Estamos em 3,5 mil municípios, com farmácias na maior população do país, em São Paulo; e também na pequena cidade de União da Serra (RS), com 1.084 habitantes”, ressalta o dirigente.
Com 60 redes afiliadas, a Febrafar conta com 14.344 PDVs, o equivalente a 14,6% do total de 90.933 farmácias existentes em território nacional. Como parâmetro, quando a entidade iniciou operações em fevereiro de 2000, o varejo farmacêutico tinha apenas 29.273 lojas.
As farmácias associativistas vêm sustentando seu crescimento não apenas por meio da expansão orgânica, mas apostando também na digitalização das redes afiliadas. A Febrafar disponibiliza atualmente 15 ferramentas tecnológicas que dão suporte às rotinas e à gestão das empresas em três verticais – administração, compras e vendas.
Os indicadores traduzem o sucesso dessa proposta. O PEC – Programa de Estratégias Competitivas concentra uma base de 48 milhões de consumidores, quase 1/4 da população. “Só nos últimos 90 dias, esse programa de fidelidade proporcionou um faturamento de R$ 1,9 bilhão e registrou transações envolvendo 7,9 milhões de CPFs”, enfatiza.
O PEC é impulsionado ainda por novos ecossistemas digitais como o de e-delivery. Além disso, a entidade desenvolveu um Programa de Apoio ao Paciente para acelerar a incursão do associativismo nos serviços clínicos. “Também está em fase de testes um sistema para atrair consumidores desengajados, a partir da adoção de vale-compras e um modelo de cashback. Com esse suporte, oferecemos às farmácias mais de 40 recursos de business intelligence que propiciam uma visão 360º do cliente e da jornada de compra”, observa.
Tamascia também anunciou a nova composição da diretoria da Febrafar para o quadriênio de 2023 a 2027. Com direito a segmentações por região do país, o grupo integra os mais proeminentes empresários do associativismo nacional.
Presidente: Edison Tamascia
Vice-presidente: José Lúcio Alves (Entrefarma)
1º Secretário: Carlos Maran (Coperfarma)
2º Secretário: Rogério Lopes Jr. (Bigfort)
1º Tesoureiro: Wilson Galli (Agafarma)
2º Tesoureiro: Cleber Magalhães (Multmais)associativismo
Diretor Regional Sul: Herivelton Ferreira (Farma e Farma)
Diretor Regional Norte/Nordeste: Geniezer Pereira (Rede Mais Farma)
Diretor Regional Sudeste: Alan Fernandes (Inova)
Diretor Regional Centro-Oeste: Raimundo Nonato (Farmarcas)
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