
17 de fevereiro de 2025
25 de outubro de 2017
Os resultados do varejo farmacêutico no Brasil se destacam em relação ao restante do mercado. Contudo, existem setores que obtiveram um resultado ainda melhor do que o mercado farmacêutico como um todo, esse é o caso das redes associativistas.
Dentro dessas, um exemplo é a Rede FarmaGente, associada à Febrafar, merece um destaque especial, pelos seus números acima da média. Esse resultado é reflexo do bom diálogo entre a central da rede e as farmácias associadas e a utilização das ferramentas fornecidas.
Nos dois últimos anos a rede vem crescendo intensamente, fato é que uma análise feita pela QuintilesIMS aponta que: no período dos últimos doze meses findado em agosto, comparado com o mesmo período do ano anterior, o faturamento teve um crescimento de 19,1%, enquanto que o mercado farmacêutico brasileiro teve o aumento de 12,3% e o paulista 13,2%.
“Estamos muito felizes com os números, que são reflexos de vários pontos. Mas, posso destacar as orientações e ferramentas oferecidas pela Febrafar como fundamentais. Também foram imprescindíveis as ações de aprimoramento na central da FarmaGente e também na ponta, ou seja, nas lojas. Podemos dizer que hoje temos um posicionamento que é estratégico e é levado com muita seriedade por todos”, afirma o diretor da rede Luciano de Camargo Nascimento.
PEC
Um dos fatores para o sucesso que a FarmaGente obtem é a utilização do Programa de Estratégias Competitivas (PEC) da Febrafar, que faz parte do Programa de Fidelidade disponível para adesão em todas as redes de farmácias.
“Temos a utilização do cartão de desconto que, juntamente com a boa visibilidade dos bons preços que praticamos e as fortes ações de tabloides, possibilitam que conquistemos três públicos bastante distintos: quem já compra com frequência em nossas farmácias, quem faz cotações antes de comprar e, por fim, quem ainda não nos conhecem”, detalha Camargo
Em relação à gestão, fator importante é a proximidade da rede com as lojas. Com essa conexão se consegue uma maior dedicação nas ações e na obtenção de resultados, criando assim um ciclo de confiança. Atualmente a rede possui 45 lojas abertas, entretanto, já existe a projeção de abertura de novos pontos.
“Para o futuro, por mais que tenhamos a projeção do aumento do número de lojas, queremos dar grande foco para quem já está dentro da FarmaGente. Desenvolvendo novas competências para os gestores das farmácias e buscando constante melhorias de trabalhos. Isso fará com que cresçamos organicamente e de maneira criteriosa”, acrescenta o diretor.
Ele complementa que para fazer parte da rede não basta pagar em dia, sendo necessário assumir o perfil de coletividade e lidar com regras que devem ser cumpridas. Só assim se tem a garantia do sucesso no associativismo.
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