
16 de abril de 2025
26 de abril de 2023
Na última segunda-feira (17), a Febrafar Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) realizou sua Assembleia Geral. Os destaques do evento foram a entrada de três novas redes na federação e a eleição da nova diretoria eletiva.
Com o ingresso dos novos associados, a Febrafar contabiliza 66 redes e 14.344 farmácias. com atuação em 26 estados e no Distrito Federal. As novas associadas são:
A Febrafar também atingiu a marca de 150 parceiros comerciais, sendo 86 indústrias, 40 distribuidores e 24 prestadores de serviços, além de ter encerrado 2022 com um superávit de mais de três milhões de reais.
Outro destaque do evento foi a eleição da nova diretoria da Febrafar para o período de 2023 à 2027, que passa a ser formada por: Edison Tamascia, Presidente da Febrafar; José Lúcio Alves Vice-Presidente (Entrefarma); Carlos Maran, 2º Tesoureiro (Copefarma); Rogério Lopes Jr., 2º Secretário (Bigfort); Wilson Galli, 1º Tesoureiro (Agafarma).
Além de Cleber Magalhães, 1º Secretário (Multmais); Herivelton Ferreira, Diretor Regional Sul (Farma E Farma); Geniezer Pereira, Diretor Regional Norte / Nordeste (Rede Mais Farma); Alan Fernandes, Diretor Regional Sudeste (Rede Inova); e Raimundo Nonato, Diretor Regional Centro-oeste (Farmarcas).
Já para o conselho fiscal, foram eleitos os titulares: Amadeu De Michieli (Farmavip), Thiago Xavier (RM Farma) e Luís Alberto Silva (Farmavale) e os suplentes Júlio Cesar Martins (Drogaria Total) e Milton Dias Dos Santos (Farmácias Associadas)
A criação do Conselho Consultivo Comercial foi uma novidade apresentada no evento. Os integrantes são: Júlio Cesar Martins (Drogaria Total), Robert Kock (Pix Farma), Antônio Cezar Reis Barbosa (Boa Farma), Marcelo Pereira (Asfar), Dejalma Lemos (Unifarma), Gualter Libório (Drogarias Conceito) e Reginaldo Teixeira (Compre Certo).
O encerramento da Assembleia Geral contou com a apresentação do Grupo Santa Cruz, que mostrou seu projeto de expansão de centros de distribuições e anunciou oportunidades para os associados da Febrafar.
Na segunda-feira à noite, aconteceu o tradicional Jantar Anual Febrafar, no Espaço Unimed, em São Paulo. O evento recebeu mais de 1.400 convidados, incluindo os principais nomes do varejo farmacêutico.
Em sua apresentação, o presidente da Febrafar, Edison Tamascia, destacou a relevância da federação no mercado – a Febrafar atingiu 25,48 milhões de reais de faturamento nos últimos 12 meses, segundo dados da IQVIA de fevereiro de 2023. Esse número representa 13,7% do faturamento do varejo farmacêutico.
Também foi ressaltado o forte investimento da Febrafar em inovação, que continuamente leva soluções nessa área para as redes associadas, iniciativa que impulsiona as projeções para crescimento.
Rodada de Negócios e Reunião de Associados
No segundo dia de evento, ocorreu o Encontro de Negócios, que reuniu mais de mil profissionais entre representantes das redes e sócios honorários em uma grande rodada de negócios que ofereceu muitas oportunidades aos participantes.
Já no último dia (19/04), aconteceu a Reunião de Associados, que teve início com a apresentação da Profarma.
Em seguida, Edison Tamascia reforçou a importância do associativismo praticado pela Febrafar para que as redes tenham acesso a ferramentas inovadoras para o crescimento dos negócios.
Ele também mostrou que, analisando todos os players do mercado, o associativismo é o único que cresce constantemente em market share nos últimos cinco anos.
“O mercado está evoluindo e temos que evoluir junto. O que nós fizemos no passado nos trouxe até aqui, mas não nos levará para o futuro. Por isso, estamos atentos aos caminhos do setor”, explicou o presidente da Febrafar.
Na sequência, Eduardo Camargo, diretor de comunicação e operações, falou sobre as trilhas de capacitação oferecidas para as redes associadas, que abordam temas como: O papel do Anjo no PAI, PEC e e.delivery; Atratividade e competitividade na farmácia com Bússola e PEC; Negociações comerciais da rede com ACODE, MCC e Compra Centralizada.
Já para as farmácias, os temas são: Atendimento e fidelização do cliente com PEC, e-delivery, PBM e Minha Saúde (rede e farmácia); O autosserviço da farmácia: Bússola, PEC, GC, Trade, e Finanças saudáveis e rentabilidade da farmácia com o PAI e PEC.
Na apresentação da diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni, o destaque foi o Autosserviço em Foco, evento on-line focado na discussão de temas para o desenvolvimento do autosserviço das farmácias.
Ela também abordou o produto Compra Centralizada, que leva condições comerciais atrativas para farmácias que não são visitadas pela indústria. Atualmente, a solução já atinge 30 redes associadas e 1.460 farmácias, e conta com a parceria de 22 laboratórios e mais de 79 mil unidades negociadas. Também foi apresentada a ferramenta Web Compras e o lançamento da Trilha PBM.
Em seguida, o diretor de inovação e tecnologia, Ney Santos, falou do avanço do PEC – Programa de Estratégias Competitivas – ao longo do tempo e destacou os caminhos que serão tomados para potencializar um dos maiores programas de fidelidade do país, buscando oferecer melhores oportunidades e melhorar o relacionamento com os clientes possibilitando no futuro estratégias de CRM para as farmácias.
Ney Santos também apresentou o Minha Saúde, programa que tem o objetivo de atender novos grupos de clientes de forma diferenciada, gerando descontos exclusivos e tornando o negócio mais competitivo, passando a atender clientes de planos de saúde e empresas parceiras.
O evento foi finalizado pelo diretor-geral José Abud Neto, que explicou os caminhos que a Febrafar vem tomando para inovação e o poder de transformação da federação.
16 de abril de 2025
11 de abril de 2025
10 de abril de 2025
09 de abril de 2025
07 de abril de 2025
01 de abril de 2025
31 de março de 2025
27 de março de 2025
19 de março de 2025