30 de setembro de 2024
10 de abril de 2015
FEBRAFAR celebra consolidação de 15 anos de trajetória
Publicado: 10/04/2015
Fundada em fevereiro de 2000, a FEBRAFAR é fruto da união de redes de farmácias com ampla atuação em diferentes Estados do país – um agrupamento de associações que, devido à necessidade de seus empresários em inicialmente sobreviver no varejo local, decidiram criar uma entidade estratégica para a expansão de suas farmácias em todo o território nacional, tanto em número de lojas como em participação de mercado. “A constituição da FEBRAFAR ocorreu em um momento extremamente importante para o varejo farmacêutico – haja vista que o governo acabava de introduzir os medicamentos genéricos no País, criar uma agência reguladora para o setor (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA) e iniciar um processo de reestruturação no sistema tributário”, relembra o Presidente da FEBRAFAR, Edison Tamascia.
Resguardadas as características regionais, a Diretoria Executiva lidou com sabedoria ao direcionar a atuação da FEBRAFAR para o fomento ao empreendedorismo no setor, não se envolvendo partidariamente em questões políticas do País. E foi o que se observou neste árduo, mas gratificante processo de evolução da federação. Das pequenas feiras de negócios à grandiosa Econofarma, das palestras motivacionais às projeções mercadológicas, dos exercícios técnicos aos treinamentos de liderança, das sugestões de ações aos planejamentos estratégicos, ano após ano a FEBRAFAR foi se adaptando às necessidades de um mercado tão competitivo quanto exigente e tão pujante quanto desafiador.
De um grupo composto de 16 sócias-fundadoras, hoje a FEBRAFAR reúne 46 redes, universo que insere no painel da indústria mais de nove mil farmácias e drogarias associativas e independentes, segundo a IMS Health – sempre tendo como aliados os principais players do segmento. “Cabe salientar que estão contempladas neste grande grupo as redes pertencentes à extinta FAESP (Federação Paulista das Associações de Farmácias e Drogarias Independentes), entidade regional que teve início dois anos antes da criação da federação nacional”, acrescenta o Diretor Executivo, José Abud Neto.
No decorrer destes 15 anos, a FEBRAFAR realizou feitos que lhe trouxeram visibilidade, credibilidade e representatividade no mercado. A partir do primeiro grande evento, em outubro de 2004, que visou expor os principais cases de algumas redes, além de promover um debate entre as associadas e os parceiros sobre a performance do associativismo farmacêutico, a FEBRAFAR passou a incluir em seu calendário dois eventos anuais, que acontecem em abril e setembro de cada ano.
Foram realizados Simpósios, Fóruns, Workshop, Programas de Capacitação e os atuais encontros FEBRAFAR, sempre com participação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC), instituição ligada à UNICAMP. “A parceria com o CPDEC representa um importante marco para a Federação, haja vista que suas pesquisas científicas e palestras de projeção do mercado são fundamentais para referendar o processo evolutivo do nosso modelo de negócio”, explica Tamascia. Segundo Neto, “os estudos realizados pelo CPDEC, além de nos proporcionar conhecer as perspectivas da economia brasileira e tendências do mercado farmacêutico global, nos auxiliam significativamente em nossos planos de ação”.
Outro momento importante para o mercado foi a realização do evento comemorativo de 10 anos da FEBRAFAR. Promovido em abril de 2010, pela primeira vez, a entidade reuniu as lideranças de todo o setor em um jantar solene – ocasião em que fora promovida uma breve retrospectiva das principais ações e ferramentas implantadas pela FEBRAFAR em benefício das associadas e das empresas parceiras. “Devido ao enorme sucesso, decidimos incluir um jantar temático no calendário de eventos anuais da Federação. E reservamos todo o mês de abril para esta celebração”, menciona o Presidente.
SOLUÇÕES
Como uma entidade criada para incentivar o desenvolvimento das redes associadas e estimular a ética concorrencial das pequenas e médias farmácias, a FEBRAFAR sempre teve de estar antenada às transformações do mercado, seja por conta de sua própria dinâmica comercial ou das regras impostas pelo governo. Entre mudanças na economia do País e adequações no sistema tributário provocadas por decretos, leis, portarias e resoluções, a FEBRAFAR teve que reestruturar seus processos internos e investir em ações que pudessem contribuir para a consolidação do modelo de gestão (Associativismo), fortalecimento das bandeiras e, por consequência, para o aumento da competitividade dos pontos de venda, que precisavam lutar não mais pela sobrevivência mas, sobretudo, pela prosperidade.
Foi então que surgiram os primeiros estudos para a implantação de produtos essenciais para otimizar a atuação da Federação, redes e lojas associadas – ferramentas estas voltadas para a gestão e a operação comercial de toda a comunidade, interligando-a à demanda gerada pelo mercado. Até o momento, a FEBRAFAR disponibiliza um Painel de Aferição de Indicadores (PAI), o Sistema Integrado para Compras Conjuntas (SIC) e Sistema Integrado de Gestão (SIGPHARMA), o Acompanhamento Corporativo de Demandas (ACODE) e o Programa de Estratégias Competitivas (PEC). “Nossas soluções unificam e auxiliam toda a comunidade em ações que são estratégicas para as redes e nossos fornecedores, possibilitando maior nível de profissionalização às farmácias e tornando as parcerias mais duradouras”, orgulha-se Neto.
CONSOLIDAÇÃO
Do ceticismo no início de milênio ao processo de evolução nesta década, a FEBRAFAR foi conduzida por seis diretorias executivas presididas pelo empresário Edison Tamascia, que acumula 40 anos de experiência no setor.
Nos dias atuais, o nível estrutural da FEBRAFAR a torna uma referência para as redes de varejo até mesmo internacionais, tanto que em 2014 a Federação recebeu a visita de dirigentes de associações argentinas e mexicanas, que vieram ao Brasil exclusivamente para conhecer de perto os benefícios proporcionados pelo associativismo ao segmento como um todo.
Por conseguir superar os desafios que lhe foram apresentados no decorrer de sua trajetória e usufruir de todas as oportunidades advindas deste mercado que dobra de tamanho a cada cinco anos, a FEBRAFAR é reconhecida como um grupo sólido, composto por farmácias comprometidas com a gestão, com as parcerias e com a própria expansão do modelo associativista em todo o território nacional.
“Daquele começo que mais parecia um sonho ou talvez uma grande loucura, nós, empresários independentes do comércio brasileiro, conseguimos construir uma empresa bem estruturada e preparada para o futuro. Sem dúvidas, o trabalho que realizamos com a fundação das primeiras redes associativistas, em 1993, e da criação da regional FAESP, em 1998, foi preponderante para que a FEBRAFAR saísse do papel e pudesse provocar uma verdadeira revolução no modelo de gestão de empresas do varejo farmacêutico em todo o Brasil. Com o tempo, as incertezas nos fizeram amadurecer e o sonho tornou-se realidade. O que nos parecia loucura, hoje nos dá a certeza de que é possível crescer e prosperar neste importante setor da nossa economia”, finaliza Edison Tamascia.
JANTAR – 15 ANOS FEBRAFAR
A celebração dos 15 anos de história da FEBRAFAR acontecerá no dia 14 de abril de 2015, em jantar que será promovido no Salão Social do Círculo Militar de São Paulo, em uma cerimônia que recepcionará em torno de 600 convidados. Além dos diretores da Federação, participarão da solenidade ícones do associativismo e as principais personalidades do mercado farmacêutico.
Fotos: divulgação FEBRAFAR