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17 de setembro de 2023
A Febrafar e Farmarcas concluíram com sucesso no início do mês de setembro a mais recente Viagem Técnica Internacional (VTI) que teve como destino a Alemanha. A atividade é parte da estratégia das empresas de se manterem atualizadas em relação às práticas do varejo farmacêutico em diferentes países.
O projeto VTI nasceu a partir de uma viagem realizada pelo presidente da Farmarcas e da Febrafar, Edison Tamascia que percebeu que essa experiência poderia ser muito poderosa para valorizar as oportunidades que o varejo farmacêutico proporciona aos empreendedores brasileiros.
“O mercado farmacêutico brasileiro tem características muito particulares que se diferem em muito do que encontramos em outros países da América do Sul e da Europa por exemplo. Colocar o nosso associado em contato com essa realidade permite que ele perceba o tamanho da oportunidade que o Brasil oferece aos empreendedores que atuam nesse segmento”, pontua o presidente.
A VTI de 2023 foi a 6ª edição da viagem que já visitou anteriormente o Canadá, Itália, Portugal, Espanha e México, e, além disso foi a delegação mais numerosa tendo contado com a presença de cerca de 90 pessoas.
“Nesta viagem nós levamos um grupo grande composto dos principais associados da Farmarcas e, diferentemente dos anos anteriores, desta vez nós tivemos também a importante presença dos líderes de algumas das mais relevantes indústrias farmacêuticas do Brasil, além da diretoria da Abradilan, que é a associação dos distribuidores regionais. Ou seja, estávamos juntos, varejo, indústria e distribuição discutindo as características e oportunidades para cada um dos elos da cadeia” comenta Ângelo Vieira, diretor de comunicação e operações responsável pelo projeto na Farmarcas.
A atividade técnica realizada na cidade de Frankfurt teve a abertura realizada pelo encarregado do Consulado Geral do Brasil na Alemanha Elter Nehemias Barbosa. Ele destacou a importância da presença da comitiva brasileira com o interesse de aproximar as relações dos empresários com a realidade do mercado farmacêutico alemão que possui características muito distintas da dinâmica encontrada no Brasil.
Aprendizados obtidos
Contudo, a programação da VTI foi muito intensa com apresentações, debates e visitas técnicas. Essas ações proporcionaram uma ampla visão desse modelo de mercado, que podem ser utilizadas para melhores decisões dos participantes. Veja alguns dos insights sobre o mercado farmacêutico alemão:
Além dessas informações, a digitalização do sistema de saúde e a introdução de um sistema de alerta de falta de medicamentos estão sendo discutidos na Alemanha. O mercado de cosméticos também é relevante nas farmácias alemãs, e a venda online é mais importante para medicamentos MlPs do que para medicamentos tarjados.
A Alemanha está em processo de digitalização do sistema de saúde, com a introdução da receita eletrônica e do prontuário eletrônico unificado, que deve se tornar obrigatório até 2026.
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