
16 de abril de 2025
16 de dezembro de 2023
A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) acaba de alcançar a marca de reunir 15 mil farmácias em suas 66 redes associadas espalhadas pelo País. Com 1.943 lojas em Minas Gerais, a federação representa quase 20% do mercado mineiro em número de lojas.
Destaca-se ainda o crescimento significativo no faturamento das lojas pertencentes às redes associadas à entidade. Atualmente, essas representam uma fatia substancial, correspondendo a 14,6% do mercado nacional, em comparação com os 11,4% registrados em 2019. O desempenho do mercado mineiro também é notável. Segundo a Febrafar, o Estado figura entre os que mais crescem no País.
Os números refletem ainda no desempenho dos negócios. As associadas apuraram alta no faturamento de 105,6% nos últimos anos, superando significativamente o crescimento de 60,5% do mercado farmacêutico como um todo no mesmo período.
O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, destaca que essa conquista reflete a força do modelo associativista praticado. O modelo, segundo ele, oferece às redes associadas não apenas um suporte robusto, mas também ferramentas estratégicas e treinamento de alta qualidade, permitindo o crescimento e a prosperidade dos negócios farmacêuticos.
A Febrafar também teve a adesão de quatro novas redes neste ano. São elas: Drogarias Ótima Farma, com 31 farmácias situadas em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Rede Usifarma, com 260 farmácias sediadas em Balneário Camboriú (SC); as Drogarias Poupaqui, com 71 lojas e sede em São José do Rio Preto (SP); e as Farmácias Brava, com 37 lojas, sediadas em Pato Branco (PR).
Além da Drogarias Ótima Farma, o Estado conta com outras 24, com destaque para DSG Farma, com 388 lojas e Inova Drogarias, que possui 345 farmácias espalhadas por Minas Gerais.
O diretor-geral da Febrafar, José Abud Neto, enfatiza que o crescimento da Febrafar é um processo sustentável que exige comprometimento genuíno com o associativismo de resultados. “O mercado farmacêutico está em constante evolução, com clientes cada vez mais empoderados, tornando a inovação e a digitalização das farmácias uma prioridade. Nesse sentido, a Febrafar continua a se aprimorar constantemente para atender às demandas que surgem”, diz.
Já o presidente explica que o crescimento da federação é impulsionado por dois fatores principais: a adesão de novas lojas e redes e a abertura de novas lojas, todos respaldados pelos resultados que a federação proporciona. Ele ressalta a mentalidade empreendedora que é uma característica comum entre os brasileiros como um motor-chave desse crescimento.
A união das redes possibilita a implementação de novas ferramentas, investimentos e inovação. Tamascia enfatiza a importância dessa colaboração para alcançar metas ambiciosas e destaca que, sozinhas, as redes teriam dificuldade em obter todas as ferramentas e serviços disponibilizados pela Febrafar.
“Quando a força do coletivo se apresenta, não existe desafio que não possa ser superado, não existe problema que não possa ser resolvido, não existe caminho que não possa ser trilhado e não existe sonho que não possa ser sonhado”, comenta.
As ferramentas e serviços oferecidos pela Febrafar têm um impacto notável nas redes associadas. Entre as várias soluções, destacam-se:
16 de abril de 2025
11 de abril de 2025
10 de abril de 2025
09 de abril de 2025
07 de abril de 2025
01 de abril de 2025
31 de março de 2025
27 de março de 2025
19 de março de 2025