![](https://cf.www.febrafar.com.br/wp-content/uploads/2021/04/setor-farmaceutico-publicidade-novos-medicamentos-850x550-1.jpg)
14 de janeiro de 2025
14 de julho de 2024
A Febrafar é a comprovação do sucesso do associativismo, sendo que as farmácias das redes associadas crescem, na grande maioria das vezes, mais do que suas concorrentes. Mas, o que é associativismo, e por que possibilita tantos benefícios?
Esse termo já praticado na verdade antes mesmo da sua criação, ainda que intuitivamente.
O associativismo é uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento econômico, desde que utilizem a mesma matéria-prima, comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo tipo de serviço.
Para tal, é necessário um grupo mínimo de empresas que, após estudos de viabilidade econômica, possa suportar os custos de implantação e de manutenção de uma central de negócios, marketing e serviços, apresentando-se, assim, como uma solução inovadora para resolver os problemas das pequenas e médias empresa.
De maneira geral, empresas sozinhas não conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações. Por isso, o associativismo surge para fortalecer os pequenos e médios negócios, tornando-os competitivos, a fim de elevar o padrão de qualidade de seus produtos e serviços, minimizando custos e possibilitando seu acesso a novos mercados consumidores.
O dito popular “a união faz a força” se encaixa perfeitamente na definição do que é associativismo – colaboração entre empresas com interesses em comum, a fim de obter vantagens econômicas e de gerenciamento, por meio de auxílio mútuo.
Juntos, os associados trabalham para reduzir os custos operacionais, obter melhores condições de prazo e preço, estratégias de vendas e estimular o desenvolvimento técnico e profissional dos colaboradores e empresários
Quer saber mais sobre o que é associativismo? Acompanhe nossas publicações!
14 de janeiro de 2025
30 de dezembro de 2024
27 de dezembro de 2024