09 de outubro de 2024
13 de maio de 2023
Pesquisa aponta que 71,59% dos consumidores adquiriram pelo menos um medicamento genérico
O mercado farmacêutico vem em um contínuo caminho de crescimento, em uma comparação dos resultados dos últimos 12 meses em um período finalizados em março de 2023 com o mesmo período do ano anterior, os resultados apontaram uma alta de 13,43% no faturamento das farmácias, segundo dados da IQVIA.
Para analisar esse mercado foi realizada a Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil – Edição 2023, aplicada pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com a Unicamp e que entrevistou 4.000 consumidores de farmácias em todo o país.
Segundo as respostas dos consumidores, 71,59% compraram pelo menos um medicamento genérico dentre os produtos adquiridos, desses 33,83% compraram apenas genéricos. Esse número mostra um bom crescimento desse segmento, sendo que em 2021 essa porcentagem era de 62,6%.
Já em relação aos produtos de marcas, ele fez parte das compras de 52,66% dos consumidores. Já os não medicamentos participaram de 24,94% das cestas de compras. Observa-se nesse ponto um aspecto interessante desse mercado, que é a consolidação dos genéricos, porém ainda se tem uma força contínua dos medicamentos de marca.
Motivação é preço
Dentre os motivos do destaque do medicamento genérico, com certeza está o preço. Na mesma pesquisa os consumidores ao serem questionados sobre quais os critérios de escolha de uma farmácia, ficou bem claro que o bolso e a comodidade são fatores primordiais na decisão, deixando vários outros de lado.
Dos entrevistados: 82,13% afirmaram escolher os estabelecimentos pelos preços e 10,25%apontaram a localização como fator importante para a escolha. Além desses fatores, foram considerados também: o estoque (3,4%), possuir atendimento da Farmácia Popular (2,15%), a facilidade de estacionar (01%) e o bom atendimento (0,9%).
Sobre a pesquisa
Essa foi a sexta edição da pesquisa que busca uma análise do perfil de consumo e que desta vez também buscou analisar os reflexos da pandemia para os frequentadores de farmácias.
“A realização dessa pesquisa no decorrer dos anos vem se mostrando uma ótima ferramenta de apoio na tomada de decisões, retratando de forma real o comportamento dos consumidores nos agrupamentos de farmácias de cada região. É imprescindível dispor de dados para estruturar os melhores rumos a serem tomados”, avalia Edison Tamascia, presidente da Febrafar.
Todo o desenvolvimento do material foi coordenado pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com o NEIT – Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia, do Instituto de Economia da Unicamp.
Para a realização do levantamento foram entrevistados até o mês de janeiro de 2023, quatro mil consumidores nas ruas, após efetuarem suas compras em farmácias, selecionados de acordo com os agrupamentos a qual pertencem, segundo dados da IQVIA.