09 de outubro de 2024
12 de fevereiro de 2019
Programa de fidelização de farmácias abrange 17 milhões de cadastros
Para inserir as redes de farmácias associativas brasileiras no mapa dos programas de fidelização de clientes, a Febrafar desenvolveu em 2011 o Painel de Estratégias Competitivas (PEC). O modelo que permite as lojas fidelizar seus clientes que deu tão certo que os números são impressionantes.
Apenas em 2018 o programa movimentou R$ 2,95 bilhões, crescendo 32,3% em relação ao ano de 2017 – quando movimentou R$ 2,23 bilhões. Os números de cadastros de clientes também se mostraram crescentes, sendo que foram feitos 5.128.734, atingindo 17.084.577 cadastros.
“O programa de fidelização é de grande aceitação pelos clientes das farmácias, isso principalmente pelo fato de apresentar reais benefícios na hora da compra de produtos”, explica o diretor operacional da Febrafar, Ney Arruda.
“A utilização do PEC pelas lojas é opcional, apesar de existirem redes que tratam como obrigatória. Assim, um fator que reforça o sucesso é que, na maioria dos casos, quando uma rede tem grupo que usa o programa e outro que não, o primeiro tem um crescimento maior”, avalia Arruda.
Um dos segredos para a sustentabilidade do PEC é a constante renovação, sempre aprimorando os serviços prestados. Exemplo que foi desenvolvida recentemente a possibilidade de aplicação dessa ferramenta para campanhas com sorteios de prêmios pelas redes.
A tecnologia começou a ser utilizada de forma experimental em 2017, nas redes Entrefarma, associada a Farmarcas, e Droga Rede. Mas, a grande prova do sucesso do projeto ocorreu em 2018, quando houve a aplicação para toda a rede Farmarcas – um total de nove redes com atuação em praticamente todo o território nacional – e a manutenção da campanha da Droga Rede.
O que é o PEC?
O PEC faz parte do Programa de Fidelidade disponível para adesão de todas as redes de farmácias afiliadas à Febrafar, tendo por objetivo oferecer uma política de preços competitiva, profissional e inteligente, por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento.
Resumidamente, o programa veio suprir uma demanda dos clientes de fazer negócio com estabelecimentos que ofereçam serviços agregados, constituindo um relacionamento de longo prazo com o varejo, de forma que suas necessidades individuais possam ser atendidas não somente hoje, mas também no futuro. Assim, o PEC é um robusto sistema de CRM com milhões de clientes cadastrados em todo Brasil, o que permite a execução de inúmeras ações de relacionamento e gestão de fidelidade.
Vários modelos de relacionamento podem ser adotados para estreitar o contato com o consumidor, porém, cada estabelecimento busca formas distintas de criar e manter vínculo permanente com ele, muitas vezes utilizando como mecanismo uma recompensa por sua fidelidade. “Em reconhecimento à preferência por nossas farmácias, por meio do PEC, damos aos clientes a oportunidade de obter descontos na aquisição de qualquer tipo de medicamento”, afirma o diretor-executivo da Febrafar, José Abud Neto.
Cartão fidelidade
Descontos especiais, preços competitivos e benefícios exclusivos são os principais atributos do cartão fidelidade. Ao utilizá-lo, o consumidor , por meio da economia, terá uma melhor experiencia de compra, fazendo com que priorize a farmácia em detrimento aos concorrentes. O PEC beneficia o cliente toda vez que ele utilizar o cartão fidelidade em uma farmácia integrada a uma rede associada à Febrafar.
Esteticamente semelhante aos cartões praticados no mercado, o cartão fidelidade permite ao usuário receber descontos em todos os medicamentos comercializados na loja – iniciativa que fará economizar e, com isso, estimulará a comprar cada vez mais. Após conhecer as vantagens proporcionadas da fidelidade, o cliente entenderá que aquela loja lhe proporciona economia e bem-estar.