09 de outubro de 2024
16 de outubro de 2014
REDE AGAFARMA: 3ª turma participa do Curso MBA compacto para formação de gestores do comércio varejista de medicamentos
Da Redação
Nos últimos dias 12 e 13 de setembro, a Rede Agafarma realizou o segundo módulo do MBA compacto para a formação de gestores do comércio varejista de medicamentos, fruto de uma parceria educacional estabelecida entre a FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) e o CPDEC (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada).
Promovido no Hotel Continental Porto Alegre, na capital gaúcha, o curso, que tem por finalidade capacitar os profissionais de modo a aperfeiçoarem o gerenciamento e as estratégias adotadas nas farmácias, com vistas à busca por melhores resultados, foi ministrado das 14h às 21h do primeiro dia e em horário comercial no dia seguinte.
De acordo com o Presidente da Agafarma, Hilário Sott, “conseguimos reunir 27 pessoas – entre proprietários de lojas, gerentes e farmacêuticos – nesta que é a terceira turma formada, desta vez para participar do módulo referente ao composto de Marketing”.
Ministrado pelo Dr. Rogério Lopes Junior, que é farmacêutico pós-graduado e conselheiro da Diretoria-Executiva da FEBRAFAR, o curso abordou a realidade do varejo farmacêutico no Brasil, a importância da gestão de marketing no comércio varejista e, neste contexto, as principais estratégias utilizadas para um eficiente relacionamento com os clientes.
Segundo o palestrante, durante o curso foram promovidas, também, algumas atividades técnicas. “Após a aplicação do conteúdo teórico, formamos cinco grupos, que apresentaram cases de promoções da rede e diversas ações que os associados implantaram em suas cidades”, acrescentou.
Lopes Júnior informou que, individualmente, foram realizados exercícios da Matriz Swot, para relacionar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à farmácia e apontar três objetivos a serem alcançados nos próximos meses. É importante mencionar que Swot é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), ou seja, trata-se de uma metodologia amplamente utilizada no âmbito empresarial para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição.
O acadêmico revelou que os treinandos fizeram, inclusive, uma visita técnica a diversas drogarias do entorno, com o intuito de identificar diversos aspectos das lojas da região, tais como a layoutização (interna e externa), disposição e categorização de produtos, posicionamento de gôndolas e prateleiras de produtos do setor de HPC (Higiene pessoal, Perfumaria e Cosméticos), ambientação em geral, além da higiene e nível de limpeza dos estabelecimentos.
Apesar do sucesso do curso, a central administrativa da rede ainda não divulgou a data para a formação de novos grupos. Contudo, os módulos que já foram aplicados às turmas iniciais da Agafarma, entre junho de 2013 e junho deste ano, foram:
1ª Turma
- Liderança
- Marketing
- Finanças e Contabilidade
- Qualidade e Cadeia de Suprimentos
2ª Turma
- Marketing
- Liderança
- Finanças e Contabilidade
- Qualidade e Cadeia de Suprimentos
Para obter mais informações, ligue para a Central Administrativa da Rede Agafarma, no telefone (51) 3349-3100 ou acesse o site da rede no endereço www.agafarma.com.br
Fonte: Central da Rede Agafarma