30 de setembro de 2024
20 de outubro de 2015
Rede Agafarma não deixa de inovar: abre lojas em Santa Cataria e adere ao PEC para crescer
Publicado 20/10/2015
No extremo sul do País se encontra uma das redes de farmácias pioneiras no associativismo. A Rede Agafarma começa sua história em outubro de 1996, quando um grupo de empresários se uniram para fazer frente aos desafios impostos pelo mercado, que começava a ficar cada vez mais acirrado com a entrada de grandes redes na região. “A seriedade e convicção com que os sócios fundadores trataram a marca Agafarma no seu início, além da ótima aceitação do mercado, fez com que a expansão fosse acima das expectativas projetadas”, afirma o presidente da rede, Wilson Galli.
O sucesso inicial foi tão grande que a Agafarma levou o governo do Estado do Rio Grande do Sul a incentivar o associativismo em outros setores já no ano seguinte a sua fundação. Foi criada então a sub-secretaria de Desenvolvimento para difundir e implementar o associativismo nas diferentes áreas, tais como minimercados, açougues, padarias, papelarias, imobiliárias, etc., sempre citando o exemplo da Agafarma, que colocava a sua estrutura à disposição, compartilhando todas as informações necessárias aos interessados.
Hoje o Estado tem mais de duas centenas de redes associativistas nos mais diversos setores da economia. Desde então, a rede é uma referência nacional no associativismo, sobretudo farmacêutico. Atualmente, são mais de 450 lojas distribuídas por todo o Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, gerando mais de 2 mil postos de empregos diretos.
Mas para alcançar tamanho reconhecimento é preciso mais do que uma boa ideia inicial, a Agafarma está constantemente se renovando e não perde oportunidades de melhorar os negócios de seus associados. Tudo isso, sem perder o foco no cliente. O posicionamento da rede é oferecer um alto nível de atendimento por meio da proximidade com o cliente, estabelecendo assim um vínculo com o seu consumidor, sempre primando pela atenção, carinho e profissionalismo. “A nossa rede possui o diferencial de ter a presença do proprietário na maioria das lojas, o que contribui para a busca constante pela qualidade no atendimento e pela satisfação de nossos clientes”, conta Galli.
Cartão na mão
A oferta de cartões para facilitar e aproximar os clientes das lojas da rede também faz parte da estratégia da Agafarma. Os cartões têm bandeira própria e são totalmente gratuitos. O Cartão Pessoa Física possibilita parcelamento de compra e controle da fatura mensal. Já o Cartão Empresarial foi desenvolvido para empresas pensando nas necessidades e bem-estar de seus funcionários, com desconto em folha de pagamento.
Em 2014 a rede deu mais um passo importante para a política de fidelização dos clientes ao implementar o Cartão Fidelidade Agafarma por meio do PEC – Programa de Estratégias Competitivas, ferramenta da FEBRAFAR para seus associados. Com o cartão fidelidade, o cliente tem acesso a descontos diferenciados em todos os medicamentos e promoções especiais. “A Agafarma implementou o PEC em setembro de 2014 e o resultado tem sido surpreendente. Hoje temos 130 lojas utilizando a ferramenta e 125 mil cartões emitidos”, salienta Galli. O presidente da rede ainda aponta um aumento no faturamento na casa de 15% a 20%, decorrente das compras realizadas no cartão.
Outro ponto positivo da implantação do PEC é que o programa está auxiliando os associados a gerenciarem de forma mais eficaz o seu estabelecimento, a partir de análises de dados registrados como descontos concedidos versus faturamento. Cabe ainda ressaltar que temos uma equipe de consultores realizando a implementação do PEC in loco nas lojas, ministrando treinamentos e acompanhando o início do processo.
“O nosso objetivo é implementar em todas as lojas da rede até o final de 2016. A nossa expetativa é que o PEC se consolide como uma ferramenta de fidelização, tornando a nossa rede ainda mais competitiva no mercado”, conclui Galli.
Cadeia completa
Para Galli, é importante que as oportunidades vislumbradas pela rede sejam bem aproveitadas. A Cooprofar, por exemplo, é uma cooperativa autônoma distribuidora de medicamentos, perfumaria e produtos de higiene e beleza que tem como objetivo levar vantagens socioeconômicas aos seus cooperados (lojistas Agafarma), organizando e realizando serviços e operações comerciais em benefício dos associados que a integram. Hoje são aproximadamente 1,1 mil itens comercializados.
A rede também agrega o laboratório Mercofarma, responsável pela produção dos produtos de marca própria da rede. “Adquirimos o Laboratório em 2009 e atualmente produz ampla linha de suplementos alimentares visando pessoas preocupadas com sua saúde e bem-estar”, afirma Galli. Dentre o seu portfólio, alguns produtos são produzidos exclusivamente para a Rede Agafarma, outros, além de abastecer suas lojas, são disponibilizados para o mercado, incluindo algumas redes associativistas.
O primeiro produto da marca própria da Agafarma foi a fralda infantil Agababy. A aceitação do produto do produto no mercado foi muito positiva e fez com que a rede investisse na ampliação da linha. Hoje são mais de 150 produtos de diversas categorias, entre elas, cuidados com o corpo, bebê, primeiros socorros, produtos oficinais, kits presentes, suplementos alimentares, entre outros. O laboratório é responsável por parte dos produtos de marca própria comercializado pela rede Agafarma. “Todos primam pela excelência na qualidade”, salienta Galli. O próximo passo da Mercofarma é ampliar suas linhas. A projeção é de que cheguem a 200 itens a curto prazo.
Futuro
Um dos segredos de sucesso da Agafarma á a constante renovação com destaque para aproveitar as oportunidades do mercado. Galli conta que a expansão territorial está sendo muito bem planejada. Em outubro de 2014 a rede inaugurou sua primeira loja no estado de Santa Catarina. O novo estabelecimento está estrategicamente localizado em Canasvieiras, uma das praias mais movimentadas de Florianópolis e que recebe um grande número de turistas, inclusive do Rio Grande do Sul.
Em junho deste ano a inauguração foi em Palhoça, dando continuidade ao investimento em terras catarinenses. A expansão para este estado visa atender novos consumidores, além dos clientes gaúchos que habitualmente frequentam as praias de Santa Catarina. O projeto contempla a inauguração de novas lojas, contribuindo para uma expectativa de crescimento significativo em 2015.
Fonte: Agafarma
Fotos: Divulgação