09 de outubro de 2024
06 de abril de 2016
Rede baiana Multmais quer expandir suas fronteiras
Criada há nove anos na Bahia, a rede Multmais, que em 2016 já alcançou a expressiva marca de mais de 530 lojas associadas, está em busca de ares que ultrapassem a fronteira de seu Estado. A diretoria da rede associativista está investindo no aprimoramento do modelo de gestão e na estrutura organizacional da rede. A intenção é expandir para outros Estados do nordeste com um modelo sustentável, por meio do Programa de Expansão da Rede.
Um dos pontos fortes da Multmais para conquistar seu objetivo é a equipe de profissionais e empresários reconhecidos e com vasta experiência na área comercial do segmento farmacêutico, com importante representatividade da diretoria junto a entidades extremamente importantes para o segmento, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o sistema Fecomércio-BA (Sesc e Senac), a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), além do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Sincofarba).
Comunicação
A Multmais também investe em sua imagem corporativa. O departamento de comunicação e marketing fortalece a marca Multmais por meio de ações estratégicas como layoutização de lojas e publicações de notícias no Portal Multmais. Isso também ocorre com a elaboração de informativos impressos; campanha e mídia de massa (como televisão, rádio e outros canais); presença nas redes sociais com notícias e informações de utilidade pública, além de encartes. Os associados têm o Portal Multmais, no qual utiliza o Canal de Compras da rede. Entre outras ações em andamento, está a implantação de um televendas, com o objetivo de ampliar o canal de comunicação e vendas, além da modernização de toda comunicação visual da rede.
A Convenção Multmais, que em 2016 chega a sua quinta edição, reunindo farmacistas de toda Bahia e os principais players do mercado, é um evento que já se consolidou no calendário do segmento farmacêutico. Além dessa iniciativa, a rede também trabalha com a campanha “Caminhão de Prêmios”, que tem como objetivo fomentar as vendas nas lojas e também fortalecer a marca em todas as regiões da Bahia.
Treinamentos
Para manter o alto nível de profissionais e associados, a Multmais também tem como uma de suas prioridades o desenvolvimento e treinamento de pessoal. Neste quesito, a rede investe em aplicação de cursos, treinamentos e palestras de interesse das associadas, aprimorando o desempenho a partir das necessidades identificadas.
Além do Leader Coach, focado desenvolvimento de gestores, e do MBA em gestão de farmácias, a rede tem ainda o Projeto Capacite Multmais, que percorre toda Bahia trazendo pontos importantes sobre capacitação e gestão do negócio. Este programa de capacitação utiliza a PNL (Programação Neurolinguística) e tem os módulos: Vendas face a face; Excelência no atendimento; Estratégia de sucesso em vendas e ações no PDV; Relacionamento interpessoal; Trabalho em equipe e motivação.
Desafios
Entre os desafios encontrados pela rede Multmais em quase uma década de existência está a heterogeneidade das lojas. A solução passou pela diferenciação no tratamento dispensado a cada loja, adaptando-se a necessidade de cada uma.
A logística e a comunicação também costuma ser um gargalo. Para isso, eles optaram em ter equipes focadas, responsáveis pela integração e comunicação de todas as lojas. São utilizadas ferramentas, a fim de que todas as associadas tenham acesso a produtos e serviços oferecidos pela Multmais, através de SMS, e-mail, contato telefônico, visitação da equipe às respectivas lojas de seus setores, além da utilização de conferências via Webinar para palestras, treinamentos e reuniões.
Fonte: Assessoria de Comunicação FEBRAFAR
Fotos: Multmais