09 de outubro de 2024
10 de outubro de 2017
Sanar apresenta resultados impressionantes das lojas que aderiram ao PGC
Aumentar o faturamento em 60% em menos de um ano. Um objetivo que parece distante para muitos empreendedores se tornou realidade para Larissa Borges Urach, farmacêutica e sócia-proprietária de uma loja da Rede Sanar de Farmácias em Guaíba, no Rio Grande do Sul.
O segredo do sucesso? Ter os números nas mãos e saber utilizá-los de forma inteligente, o que fez com que mudasse totalmente a estratégia do negócio, até mesmo o ponto comercial.
“Toda mudança teve início ao participarmos do Programa de Gerenciamento da Central (PGC), que a Febrafar realiza para algumas lojas piloto da Sanar. Com isso, passamos a ter um acesso maior às informações de nosso negócio e também realizarmos melhores análises, o que levou a uma melhor percepção dos nossos valores, vendo que em muitas situações esses estavam alterados. Observamos muitos gastos desnecessários e já nas primeiras mudanças sentimos melhoria nos resultados e estamos muito felizes”, detalha Larissa Urach.
Essas informações foram obtidas a partir da utilização correta da ferramenta PAI (Painel de Aferição de Indicadores), que auxilia proprietários, administradores e profissionais financeiros a gerenciarem de maneira eficaz o estabelecimento farmacêutico e que, também, permite adquirir conhecimentos, rever conceitos e assumir nova postura gerencial perante os negócios.
PGC muda as lojas
Porém, esse caso é apenas um dos muitos cases de sucesso depois que teve início a implantação do projeto piloto do PGC na Sanar. Os resultados gerais da rede foram apresentados em uma reunião recente com o diretor geral da Febrafar, José Abud Neto e impressionaram. Primeiramente por estarem muito acima do mercado gaúcho e também por mostrarem que as lojas que aderiram ao PGC apresentam um crescimento muito superior às demais.
“Não tem como não darmos destaque às lojas que participam do PGC, pois, o programa impacta diretamente no crescimento, evidenciando a importância da gestão e da melhoria da administração. Ressalto como fator fundamental para o sucesso o trabalho dos anjos, que são profissionais que acompanham de perto os números das lojas e direcionam estrategicamente ações para que se obtenha o melhor resultado”, explica o gestor da rede Carlos Alberto Buckman.
“É importante reforçar que no programa aprendemos o que deve ser feito, mas, não só isso. Entendemos também o que não deve ser feito e o que devemos deixar de fazer, com esse conhecimento passamos a direcionar nossos esforços aos resultados das farmácias associadas. Agora, diante os resultados apresentados, vamos buscar o aumento das lojas que aderem ao programa. Para 2018 o objetivo é atingir 50% das farmácias e em 2019, 99%”, complementa.
Resultados muito melhores
Em um comparativo de janeiro à julho deste ano com o igual período de 2016, o faturamento da Rede Sanar cresceu 50% acima dos concorrentes em sua área de atuação e 69% acima do que o mercado gaúcho, sendo que suas 107 lojas cresceram 18,1%. Mas, o mais impressionante é que, no igual período, as lojas que não estão no PGC cresceram 6% e as 23 que estão no projeto piloto tiveram o índice de 19,3%.
“A apresentação do resultado realizado por uma empresa de análise independente, a QuintilesIMS, demonstra que é muito interessante a adesão para quem ainda não está participando, contudo, para isso é fundamental que se siga alguns procedimentos, pois, o resultado é fruto de estar aplicando de forma correta as diretrizes passadas”, finaliza Abud Neto.