09 de outubro de 2024
16 de dezembro de 2022
Setor Farmacêutico aponta crescimento para 2023 e ES está acima da curva
O comércio do varejo farmacêutico reagiu de forma positiva ao cenário econômico de pandemia em 2022 e ainda aponta crescimento para 2023. Ao contrário de alguns mercados aqui no Brasil, o campo farmacêutico está se saindo muito bem, faturando R$ 166,46 Bilhões até o 1° semestre desse ano (Fonte IQVIA). No Espírito Santo, essa curva positiva é ainda maior, atingindo 16% de crescimento, conforme aponta o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado do Espírito Santo (Sincofaes).
De acordo com a pesquisa realizada pela IQVIA Brasil, empresa multinacional americana que atua nos setores de tecnologia da informação em saúde e pesquisa clínica, o setor farmacêutico brasileiro assinala um crescimento de 12% no mercado neste ano de 2022 e estima uma projeção de mais 11,5% de crescimento para 2023, além da geração de milhares de empregos em todo país devido à forte aceleração das grandes marcas nacionais em seus projetos de expansão.
O Espírito Santo se destaca diante de todo mercado nacional, explica Daniel Marchiori, Presidente da Sincofaes, tendo em vista o crescimento de 4% acima do mercado brasileiro, chegando à 16% de crescimento. A expectativa do segmento, complementa Marchiori, é continuar para 2023 projetando mais 12% de vendas.
Para Marchiori, um dos grandes diferenciais do ES são o volume de farmácias distribuídas em todas as regiões onde se destacam um forte crescimento das Redes Associativistas, que superam a expansão até mesmo das bandeiras nacionais que atuam no estado. Esse movimento, explica o Presidente da Sincofaes, “gera também um grande número de profissionais contratados, projetando boas expectativas para o ano seguinte na continuidade da geração de empregos através do forte plano de crescimento em número de lojas das grandes marcas, além das farmácias independentes que assumem uma representatividade de 50%, em números de lojas, no ES”.
Já Bruno Souza, Diretor Financeiro da Farmes, Rede de Farmácias no Espírito Santo, avalia que “o setor de varejo de Farmácias no Espírito Santo tem uma curva acentuada de crescimento maior que o mercado nacional devido ao forte plano de expansão que as redes vêm realizando desde 2018”. Somente a Farmes, acrescenta o Diretor Financeiro, nos últimos quatro anos dobrou a sua participação em número de lojas dentro do ES, chegando, hoje, a quase 200 lojas distribuídas em 30 municípios.
Para se ter uma ideia do tamanho desses investimentos, reforça Bruno Souza, “somente em 2022 o Grupo Farmes já investiu mais de R$ 10 Milhões para abertura de 26 novas unidades espalhadas por todas as regiões do estado. Esse número traz uma representatividade de 10% do mercado capixaba, com um faturamento anual de toda Rede aproximadamente de R$ 400 milhões/ano”.
O mercado Farmacêutico do ES movimenta mais de R$3,5 bilhões por ano, afirma o Diretor Financeiro da Farmes, ao defender a importância do comércio de farmácias e drogarias, que, segundo Bruno Souza, “é muito importante tanto para a economia quanto para a população, por atender todos os públicos e trabalhar com serviços e produtos essenciais á população, além de gerar emprego e aquecer a economia”.
A Farmes, acrescenta, o Diretor Financeiro, é uma marca que investe em pessoas. “Temos o Farmes Forma, que é um curso que capacita profissionalmente diversos setores de trabalho do universo farmacêutico, como perfumistas e balconistas, que, além de melhorar o know-how dos colaboradores, enriquece o mercado. Além disso, a Farmes investe no esporte, com a Equipe Farmes Montain Bike e já pensa em ampliar o patrocínio para 2023, por acreditar na importância da prática de esportes para saúde e o bem estar das pessoas”, complementa.
Motivos que levaram ao crescimento do setor farmacêutico
Investimento em tecnologia, aumento no mix de ofertas e vendas online foram determinantes para o crescimento do varejo de farmácias
As principais explicações para o avanço do mercado farmacêutico no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pela IQVIA, são a ampliação de serviços clínicos, a aplicação de testes rápidos, as vacinas, e os testes de pressão arterial e de glicemia. Mas, principalmente, conforme aponta Daniel Marchiori, Presidente da Sincofaes, o consumidor passou a preferir fazer suas compras online ou via telefone durante esse período. As vendas online foram uma grande oportunidade para o setor, subindo de 2,5% (antes da crise sanitária) para 7,9% (atualmente).
Esse cenário também se repetiu no Espírito Santo, e o ramo do varejo farmacêutico passou a investir fortemente em tecnologias voltadas para a transformação digital do negócio. Esse mercado cresce cada dia mais e a tendência é que os números continuem a subir, afirma Marchiori. O aumento de vida da população, junto com a pandemia do corona vírus fez com que as pessoas necessitassem ainda mais dos serviços e produtos de laboratórios e do novo mix de ofertas que entraram na realidade das farmácias e drogarias.
“Somos um país com 85.433 mil farmácias, com suas diferenças, mas temos que avaliar que é um número de lojas muito grande com a possibilidade de vender o mesmo produto. Assim, por ser um setor de iguais, a forma de se destacar é preciso se diferenciar em relação a experiência dos usuários, lembrando que é um mercado em grande mudança”, conclui o Presidente da Sincofaes.
Por se tratar de um setor voltado à saúde e bem estar das pessoas, o mercado farmacêutico vem crescendo nos últimos anos, inclusive no período da pandemia. Contudo, alerta Bruno Souza, Diretor Financeiro da Farmes é necessário investir na comunicação, qualificação dos profissionais e em uma análise estratégica do mercado para se obter a excelência do crescimento. “A variedade na oferta de produtos, estar presente em quase todo território capixaba e um bom atendimento ao cliente só nos impulsiona para frente”.
Para Bruno Souza, uma rede associativa como a Farmes, hoje, com quase 200 lojas é sucesso porque investe incessantemente. “No final de outubro deste ano a InterFarmes, que é a maior Feira de Rodadas de Negócios Farmacêuticos do Espírito Santo, realizou cerca de R$15 milhões de compras em negociações. Com isso, nossas lojas abasteceram seus estoques para enfrentarem uma Black Friday competitiva e um Natal recheado de ofertas imperdíveis”, conclui o Diretor Financeiro.
Já, de acordo com Jefferson Jardim, CEO da Farmes, empresa que completou 25 anos em 2022, a fórmula para o sucesso do mercado farmacêutico se dá por meio de atuações empresariais ousadas e inovadoras. “Hoje a Farmes é uma das redes que mais cresce no ES, projetando 24% de crescimento nas vendas”, afirmar Jefferson Jardim. “Nosso alvo que era de 330 milhões até o final de 2022, será alcançado ainda no mês de novembro e com uma nova perspectiva positiva de atingirmos R$ 400 milhões de produtos e serviços comercializados junto aos nossos clientes até final de dezembro”, complemente.
Filiados à Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias (Febrafar), informa Jefferson Jardim, como estratégia desse avanço de mercado, “oferecemos aos nossos empresários Associados todas as ferramentas de tecnologia competitiva e gestão que os auxiliam na melhor tomada de decisão, trazendo alinhamento comercial com preços acessíveis, que nos fazem ser uma marca muito forte, sólida no mercado e reconhecida pela população capixaba como a mais lembrada nos mais de 30 municípios onde atuamos”.
Ao decorrer dos anos, acrescenta o CEO, a empresa vem investindo cada vez mais em sua marca própria e totalmente capixaba, a Bem Cuidar, composta por mais de 60 itens em diversas categorias, que registrou apenas em 2022 cerca de R$ 10 milhões em vendas.
Além disso, explica Jefferson ao apontar os fatores que fizeram o setor farmacêutico alavancar, “projetando melhoras sempre, temos a pretensão de aumentar nosso convênio e o crediário próprio, bem como expansão do número de lojas e crescimento no faturamento”. O CEO informa também que a rede pretende abrir novas lojas em mais municípios do Espírito Santo e atingir 90% do território capixaba até o final de 2023 e expandir para outros estados do Brasil.
Para continuar crescendo, finaliza Jefferson Jardim, se faz necessário à continuidade de investimentos especialmente em tecnologia e mídias. “Somente esse ano já investimos em Inteligência de Mercado com novos BI de análises macro e micro, por região, e estamos em fase final de implantação do nosso APP de E-Commerce e daremos start nas vendas 100% digitais. Nós adquirimos a Geofusion, que nos permite traçar e mapear as melhores oportunidades para abertura de novas lojas identificando potenciais áreas de consumo, além de investimentos 360° em todos os veículos de comunicação, e investimos muito na capacitação técnica de gestão com os nossos empresários, além de incessantemente promovermos treinamentos diversos junto à nossa força de vendas, ao qual consideramos ser (as pessoas) o nosso grande diferencial”, conclui o CEO da Farmes.