
16 de abril de 2025
25 de abril de 2022
O metaverso no varejo é um futuro próximo na opinião de quase seis entre dez leitores do Panorama Farmacêutico. A cena do presidente da Febrafar, Edison Tamascia, ao lado de seu avatar durante o jantar da entidade no último dia 11, pode se tornar uma realidade em breve e ser uma oportunidade disruptiva para as farmácias.
A enquete do portal sobre o assunto contou com a opinião de 1.723 profissionais. Para 38% (659), o metaverso no varejo vai ser decisivo nas relações com clientes. Outros 21% (355) acreditam que essa tecnologia poderá garantir muito mais fluidez nas compras. Para 591 profissionais (34%), a importância do metaverso é clara, mas ainda está distante do seu universo. E somente 7% entendem se tratar de algo descartável.
Para especialistas, o metaverso no varejo pode conduzir a uma profunda transformação na experiência de consumo e na forma de abordagem das farmácias.
“É um caminho que o setor já vem perseguindo, mas que pode se materializar de uma forma muito mais clara com essa tecnologia. A possibilidade de degustar produtos de beleza no avatar é uma das práticas que tornariam a jornada de compra muito mais assertiva”, comenta Miguel Santamaria, country manager da Tiendeo, plataforma digital especializada em estratégias para conectar shoppers e varejistas. O executivo gravou um vídeo sobre o assunto para nossa seção Consumo & Tendências.
Grandes empresas como TIM e Lacta já abraçam essa nova realidade ao inaugurarem lojas no metaverso. E a L´ Oreal acaba de registrar 16 patentes no universo virtual. E projeções da Ernest & Young mostram como a tendência veio para ficar. A consultoria prevê um movimento de US$ 48 bilhões até 2026.
“O metaverso deve brilhar os olhos dos varejistas, já que cada vez mais as pessoas vêm se preocupando com sua imagem e suas versões no mundo digital”, reforça Arthur Igreja, cofundador da plataforma AAA Inovação.
16 de abril de 2025
11 de abril de 2025
10 de abril de 2025
09 de abril de 2025
07 de abril de 2025
01 de abril de 2025
31 de março de 2025
27 de março de 2025
19 de março de 2025